terça-feira, 12 de junho de 2012

O Verdadeiro Significado do Batismo Cristão.


E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.” (Mateus 28.18-19). Segundo as palavras de Jesus encontradas no Evangelho de Mateus e em outros textos bíblicos o que significa realmente o batismo cristão? Existe alguma diferença entre o batismo de João Batista e o de Cristo? Qual o real sentido do batismo para a vida do discípulo?

Ao falarmos sobre batismo não podemos nos olvidar de João Batista, a Bíblia mostra-nos João como aquele que anunciaria a chegada do Messias pregando arrependimento ao povo israelita. Sua mensagem não era finalizada apenas ao cessar de suas palavras, mas sua pregação era acompanhada de um simbolismo denominado batismo de arrependimento naqueles dias apareceu João, o Batista, pregando no deserto da Judeia, dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que diz: Voz do que clama no deserto; Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. Ora, João usava uma veste de pelos de camelo, e um cinto de couro em torno de seus lombos; e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. Então iam ter com ele os de Jerusalém, de toda a Judeia, e de toda a circunvizinhança do Jordão, e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.” (Mateus 3.1-6). Constatamos por meio deste relato que a pregação de João Batista promovia arrependimento entre o povo, tal arrependimento conduzia João a batizar o povo que buscava perdão para seus pecados. Portanto, asseveramos que o batismo de João era um ritual que promovia o perdão ou purificação dos pecados.

 É valido notar que Jesus não foi batizado para obter o perdão de seus pecados, já que o mesmo não o possuía, mas Cristo se deixou batizar para que se cumprisse nele toda justiça. Doravante, o batismo instaurado por Jesus trazia uma nova mensagem e simbolismo para aqueles que viessem a se torna seus discípulos. 

Jesus como o Salvador de seu povo perdoa os pecados ou os purifica não agora por meio da água através do batismo, mas por meio de seu sangue derramado na cruz. Cristo foi o sacrifício perfeito que amainou a ira de Deus contra os pecados de seu povo escolhido, a saber, a Igreja, é este sacrifício e não o batismo que conferem perdão dos pecados e a salvação aqueles que creem. São estes fatores que denotam algumas diferenças entre o batismo de João e o de Cristo, no de João Batista pecadores recorriam ao perdão enquanto no de Cristo pecadores redimidos (aqueles que já obtiveram perdão dos pecados) recorrem ao batismo como ato público de sua fé.

O apóstolo Paulo nos relata: “Ou, porventura, ignorais que todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Porque, se temos sido unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente também o seremos na semelhança da sua ressurreição; sabendo isto, que o nosso homem velho foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado fosse desfeito, a fim de não servirmos mais ao pecado. Pois quem está morto está justificado do pecado (Romanos 6.3-7). Constatamos Paulo tratando nestes versículos acerca do profundo simbolismo trazido pelo batismo, o qual reporta sobre a união do cristão com Cristo por meio de sua morte, sepultamento e ressureição. Em outra de suas cartas Paulo diz: “Tendo sido sepultados com ele no batismo, no qual também fostes ressuscitados pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos (Colossenses 2.12). Fica evidente que o batismo cristão simboliza a morte do velho homem, daquele que vivia e amava o pecado, em um novo homem ressurreto e compromissado com Cristo, o qual a partir deste momento ímpar assumirá uma novidade de vida em Cristo.

Este sim é o verdadeiro significado do batismo cristão: Um ato público de fé do novo convertido, onde o mesmo declara através do batismo que o velho homem (o que vivia para o pecado) está morto, renascendo em seu lugar um novo homem (um indivíduo que vive para glorificar a Deus). Portanto, alcançamos perdão de nossos pecados através do sangue de Cristo Jesus derramado no calvário, e como pecadores redimidos recorremos ao batismo para declarar publicamente toda nossa alegria em fazer parte do povo escolhido de Cristo Jesus, a saber, a Igreja.

Soli Deo Gloria!
Pr. Narciso Montoto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages - Menu

Flickr